EDIÇÃO 006
Caro estudante, você que acompanha o blog e as postagens (aulas) do "Cursinho Pré-ENEM Online" deve estar se perguntando por quê taxonomia foi a primeira matéria explicada na parte de biologia e não a própria biologia. Em pré-vestibulares ou cursinhos pré-enem, uma das táticas adotadas para um melhor rendimento dos alunos é dividir um conjunto de matérias de uma mesma disciplina entre um ou mais professores da mesma disciplina. Isso mesmo, dois ou mais professores de biologia, por exemplo. Cada um, com um conjunto de matérias a serem lecionadas. Portanto, assim como nos cursinhos pagos e presenciais, o "Cursinho Pré-ENEM Online" e gratuito oferecido aqui no blog "Estudos de um Estudante" através de "postagens-aula", também não segue uma ordem de livro, por exemplo. As matérias encontram-se e serão publicadas de forma sobreposta, sem necessariamente seguir uma ordem de livro didático. Você, obviamente, pode seguir a ordem que desejar, ou seja, estudar cada postagem nossa pelo número de edição ou seguir uma "ordem de livro", entretanto, como sugerimos nas "Recomendações de uso do blog para Cursinho Pré-ENEM Online", aconselhamos a seguir a ordem de publicação por número de edição das postagens.
Depois dessa longa e necessária explicação, vamos ao que interessa: aprender noções de biologia e a composição química dos seres vivos:
A base da biologia é o organismo que, por sua vez, é estudado macroscopicamente (visão de algo grande) e microscopicamente (visão de algo muito pequeno).
São fatores bióticos (que tem vida):
- Seres Vivos
São fatores abióticos (sem vida):
- Clima
- Solo
- Água
Um organismo vivo faz metabolismo, isto é, a capacidade do organismo de realizar reações químicas. Essas reações podem ser catabólicas ou anabólicas.
No caso do catabolismo, trata-se de um processo destrutivo, por exemplo, a digestão ou respiração. No catabolismo há "quebra" de algo como é no caso da respiração a quebra da glicose.
No caso do anabolismo, trata-se de um processo construtivo e podemos citar, por exemplo, os hormônios, que são responsáveis pelo desenvolvimento.
Todo organismo vivo possui uma unidade de vida, isto é, aquilo que chamamos de célula. Célula é uma unidade morfofisiológica de todo ser vivo.
A morfologia é a forma e ela estuda o organismo do ponto de vista estático. Já a fisiologia diz respeito à função e ela estuda o organismo do ponto de vista dinâmico.
BIOQUÍMICA
Na bioquímica nós temos substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas.
São exemplos de substâncias orgânicas: carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas.
São exemplos de substâncias inorgânicas: água e sais minerais.
ÁGUA
Propriedades da água:
- A água é polar, isto é, possui carga elétrica
- A água é solvente universal, ou seja, é um líquido capaz de dissolver outras substâncias
- A água tem calor específico alto
- A água possui equilíbrio térmico, portanto, a capacidade de refrigeração.
- A água tem amplitude térmica alta.
- A água possui controle osmótico.
A osmose é a capacidade da água de procurar sempre o lado mais concentrado. Observe a imagem:
Também é importante e interessante saber sobre a água:
- Cada espécie tem uma porcentagem de água.
- Quanto maior a idade, menor a taxa de água.
- Quanto maior o metabolismo, maior a taxa de água.
SAIS MINERAIS
Iremos ver apenas alguns dos sais minerais mais comuns em questões do tipo na matéria de biologia. Portanto, aqui não será explicado para que servem ao organismo todos os sais minerais e nem informações detalhadas sobre eles.
A começar pelo ferro (Fe). Ele faz parte da constituição da hemoglobina e a sua falta pode causar a anemia ferropriva.
O iodo (I) faz parte da constituição da tiroxina, isto é, um hormônio metabólico que é produzido na glândula da tireoide.
O cálcio (Ca) faz parte da constituição dos ossos e dentes, por exemplo. E também está ligado aos músculos e à capacidade de movimentação.
O cloro (Cl) atua na produção do suco gástrico que, por sua vez, ocorre no estômago.
O magnésio (Mg) ajuda na formação da clorofila, sendo essa responsável pelo pigmento da fotossíntese.
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