Páginas

5 de novembro de 2011

A Revolução Russa de 1917 (4ª Parte)

 O governo provisório que havia subido ao poder após a revolução de fevereiro de 1917, representava as classes burguesas liberais, e diante disso, o povo não fora atentido em suas necessidades reclamadas, o que resultaria numa segunda revolução, em outubro de 1917, consolidando os bolcheviques, representantes dos populares, como líderes do novo estado russo.

Aliança e separação: o governo provisório versus o soviete de Petrogrado

• Após a derrubada do czar Nicolau II, foi estabelecida uma breve aliança entre o governo provisório dos kadetes e o soviete de Petrogrado, eleitos por operários e soldados. Tal aliança resultara logo depois em um descontentamento das classes populares, ou seja, os sovietes de Petrogrado para com o governo dos kadetes, à medida que as necessidades do povo não foram correspondidas

• Um dos primeiros embates de decisões políticas que aconteceu entre os sovietes e os liberais do Governo Provisório era sobre a Primeira Guerra Mundial. Enquanto os liberais queriam permanecer na guerra até o seu desfecho final, os sovietes pretendiam terminá-la e estabelecer um acordo de paz.

Abaixo, trecho do discurso de Lênin sobre o novo governo que havia se instituído na Rússia:

“O novo governo não pode dar aos povos da Rússia (...) nem a paz, nem o pão, nem a completa liberdade; por isso, a classe operária deve prosseguir sua luta pelo socialismo e pela paz, aproveitando-se para isso da nova situação e explicando às massas.”.

As teses de abril

• Em abril do ano da revolução, Lênin apresentou ao Partido Bolchevique suas propostas políticas, conhecidas como Teses de Abril. As teses de abril propunham entre outras medidas, a diluição do Governo Provisório substituindo os cargos pelos líderes sovietes, a extinção da polícia, do exército e dos funcionários do Estado; o confisco de grandes propriedades de terra, a nacionalização da terra, a criação de um banco nacional único, o controle da produção social e a distribuição dos produtos pelos sovietes.

• No início, as ideias do líder bolchevique foram desprezadas pelos seus próprios companheiros, o que de certa forma ajudou o Governo Provisório, representado pelos kadetes, ou mesmo mencheviques, a por o Partido Bolchevique na ilegalidade, prendendo vários de seus líderes. Durante o tempo de perseguição, Lênin se refugiou na Finlândia.

A derrubada do governo provisório

• Durante esse período, iniciou-se na Rússia novas movimentações populares, a partir desse momento, já crédulas às teorias propostas por Lênin nas teses de abril. Os bolcheviques elegeram representantes em vários sovietes espalhados por todo o país. Em setembro e outubro houve o agravamento da crise e Trotsky foi eleito para presidente do soviete de Petrogrado. Tais fatos contribuíram para a ascensão dos bolcheviques na Rússia.

• Em 10 de outubro, Lênin havia retornado do exílio na Finlândia, e propôs aos russos, através de uma reunião do Comitê Central do Partido Bolchevique, um movimento mais conciso para derrubar o Governo Provisório.

• Lênin adotou um conjunto de medidas para derrubar o governo provisório, tais medidas ficaram conhecidas sob o nome de Comunismo de Guerra. Em 23 de outubro, diante da crescente movimentação dos revolucionários do soviete de Petrogrado, o governo provisório caiu e os revolucionários bolcheviques subiram ao poder.

Leia também a 5ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário