Páginas

5 de novembro de 2011

A Revolução Russa de 1917 (5ª Parte)

O socialismo real acontece, de fato, após a conquista do poder no Estado Russo pelos bolcheviques, mas é parcialmente interrompido pela NEP.

O governo dos bolcheviques

• Ao conquistarem o poder, os bolcheviques tomaram uma série de medidas para romper com as ordens vigentes do governo anterior. Entre elas estão:

- Mudanças nas leis sobre direitos civis
- Anulação dos títulos de nobreza
- Separação entre a Igreja Ortodoxa Russa e o Estado
- Simplificação da língua escrita russa
- Liberdade de expressão, de imprensa, de greve e de associação
- Eleição de juízes pelo povo russo
- Extinção da polícia e do exército russo
- Controle das empresas pelos operários por meio de instituições eleitas
- Igualdade dos povos russos

• Como desejavam desde as teses de abril propostas por Lênin, os bolcheviques trataram de sair da Primeira Guerra Mundial, porém foram duramente penalizados pela Alemanha no Tratado de Brest-Litovsk, de 1918. O Tratado impunha aos russos a entrega de regiões ricas em recursos naturais e o reconhecimento da independência da Finlândia e da Ucrânia, entre outros aspectos. Felizmente, para os russos, a Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial pouco depois, e o Tratado de Brest-Litovsk não vigorou.

• O governo bolchevique assumiu mais tarde uma postura centralizadora, fruto da tensão que rondava a Rússia sobre o governo burguês-liberal retornar ao poder. Após o fim da Primeira Guerra Mundial, as potências vencedoras e de tendência capitalista apoiaram os políticos conservadores russos na formação do Exército Branco, que teria por objetivo enfrentar o exército vermelho -que foi restituído- e retomarem ao poder. Era o início da guerra civil russa.

• O governo dos bolcheviques estabeleceram rígidas normas sobre o consumo e a produção, e Trotsky passou a comandar o Exército Vermelho. No término dos anos 1920, as ameaças de retorno ao poder dos antigos políticos estavam superadas.

• Em 1919, o partido dos bolcheviques criou a Terceira Internacional ou Internacional Comunista (Komintern), uma organização com o objetivo de difundir no mundo os ideais comunistas e os exemplos da Revolução Russa de 1917.

A NEP

• Em 1921, sob uma situação social alarmante, o governo soviético criou a NEP, Nova Política Econômica. A NEP tinha como objetivo principal reorganizar a política econômica russa, abalada por medidas revolucionárias precipitadas.

• A NEP liberou o surgimento de setores privados no comércio varejista e permitia a criação de cooperativas de comércio, estas atuariam tanto no atacado, controlado pelo Estado, como no varejo. No campo, a política agrária foi reformulada, fazendo com que os camponeses que haviam se apropriado de terras nobres, conquistassem através de seus recursos, terrenos próprios. E nas cidades foi proibida a nacionalização das fábricas sem deliberação dos órgãos administrativos, desaparecendo também a prestação de serviços obrigatórios e permitida a livre circulação de mão-de-obra. Também foi extinta a remuneração igualitária do trabalho, substituída por uma espécie de relatividade entre o trabalho produzido e o salário digno deste.

• Entre outras reformas da NEP, foi abolida a gratuidade de serviços, tais como, moradia, água, eletricidade e gás, e do uso de serviços coletivos como transporte, correio e jornais. Por último, o governo soviético tentou atrair capitais estrangeiros

Leia também a 6ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Um comentário:

  1. quais as desvantages da NEP para a maioria da população russa?

    ResponderExcluir