Páginas

21 de outubro de 2011

A Primeira República do Brasil (5ª Parte)

O Contestado foi um movimento sócio-religioso ocorrido no sul do Brasil, durante a República Oligárquica.

Movimentos sociais rurais da Primeira República

• Originados, principalmente, de classes pobres que se sentiam desprezadas em diversas regiões do país. Os movimentos sociais rurais foram essencialmente embasados e motivados pelo descaso da Constituição de 1891 para com os trabalhadores excluídos, e a falta de atuação e legislação contra os interesses dos mais ricos, ou seja, os grandes fazendeiros, empresários e etc.

Contestado (Santa Catarina e Paraná)

• Conflito ocorrido no sul do país, entre os rios Uruguai, Iguaçu e Negro, e a fronteira da Argentina, região localizada como Contestado. O Contestado era uma região extensa em plantação de erva-mate e rica de outros recursos naturais passando a ser disputada pelos estados de Santa Catarina e Paraná.

• Em 1904, o STF Supremo Tribunal Federal, deu ganho de causa à Santa Catarina sobre o domínio da região do Contestado, entretanto, a determinação chegou a ser embargada, acirrando ainda mais a disputa entre os dois estados.

• Anos depois foi construído um trecho da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande do Sul. Após isso, as dezenas de trabalhadores contratados que tinham a pretensão de permanecer na região foi expulsa pelas grandes companhias madeireiras, impedindo-os de ocupar trechos à beira da ferrovia. O crescente número de trabalhadores sem-terra criou a situação perfeita para mais um conflito social no país.

• Um desertor da polícia, Miguel Lucena, que ficou conhecido sob o nome de monge José Maria, propunha ao povo a organização de um arraial na região de Taquaruçu, Santa Catarina, e pregava o advento de uma sociedade igualitária. Perseguido pela polícia, José Maria refugiou-se em Irani, região paranaense onde foi derrotado e morto num conflito contra as tropas paranaenses em 1912. A morte de José Maria, no entanto, não colocou fim nos conflitos; os seguidores de José Maria passaram a ser liderados por Eusébio Ferreira dos Santos.

• Os pelados

- Os seguidores de Eusébio, raspavam a cabeça, e por isso ficaram conhecidos como “os pelados”. Os pelados acreditavam firmemente num reino de paz, justiça e prosperidade, e eram motivados fundamentalmente pelo misticismo do que a política. Perseguidos pelo governo, os pelados se refugiaram em Santa Maria onde chegaram a abrigar milhares de pessoas.

• Em 1915, tropas comandadas pelo general Setembrino de Carvalho entrou em conflito com o grupo que acabou sendo derrotado. Foi a primeira vez que o governo brasileiro usou de forças aéreas em um combate militar.

• Em 1916, mediante acordo, Santa Catarina e Paraná assinaram um documento que colocava fim definitivo na disputa territorial.

Leia também a 6ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário