Páginas

29 de novembro de 2011

Impérios Coloniais portugueses e espanhóis (3ª Parte)

 A expansão marítima portuguesa rumo ao sul africano, os desafios e as novas tecnologias que permitiram aos portugueses chegar ao Cabo das Tormentas, depois, Cabo da Boa Esperança.

A expansão marítima portuguesa, o início

• Através do poder monárquico português, era possível concentrar recursos com a finalidade de montagem de exércitos regulares e expedições marítimas, dirigidas por membros da aristocracia e com a participação de elementos da burguesia.

• Em 1415, numa expedição comandada por D. João ao norte da África, contra os muçulmanos, iniciava-se o processo de expansão marítima portuguesa. A nova fase marítima tinha motivações básicas da reconquista ibérica e das Cruzadas, ou seja, combater os muçulmanos e obter mais terras e riquezas.

• Os portugueses eram atraídos pela conquista dos territórios orientais, dotados de riquezas e maravilhas, entretanto, os genoveses e venezianos já controlavam rotas ao longo do mar mediterrâneo, portanto, os portugueses vieram a buscar caminhos opcionais, como a costa ocidental da África. Para tanto, passaram a enfrentar o Atlântico, o mar temido por seus supostos monstros e demais perigos.

As novas tecnologias

• Tornando-se um verdadeiro empreendimento do Estado, as viagens marítimas passaram a receber grande atenção. Desenvolveram-se conhecimentos cartógrafos, sobre as embarcações e novas técnicas e instrumentos de navegação. No início do século XIV, a bússola, um instrumento oriental para a localização composto por uma agulha magnética, já era usada pelos europeus. Em meados do século XV, com o aperfeiçoamento das embarcações, teve-se o surgimento das caravelas. Depois, os portugueses ajeitaram a vela latina (triangular), utilizada no mediterrâneo, para a navegação em alto-mar, proporcionando maior dirigibilidade e aproveitamento dos ventos. Com o surgimento da caravela de dois e três mastros, foi possível percorrer maiores distâncias. Tais inovações proporcionaram aos portugueses avançar em direção ao sul africano.

Outras expedições

• Em 1434, após 15 tentativas sem sucesso, passaram o cabo Bojador, primeiro grande obstáculo com direção ao sul africano. A região era tida como de difícil penetração, por ter ondas nervosas (fortes) e constantes nevoeiros.

• Em 1488, Bartolomeu Dias, um importante navegador, alcançou finalmente o extremo sul da África, chegando ao cabo das Tormentas, denominado, a partir de então, como cabo da Boa Esperança. A conquista marítima representou a possibilidade da conquista de outras riquezas, através de expedições rumo ao leste, à Índia.

Leia também a 4ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário