Páginas

26 de outubro de 2011

A Primeira República do Brasil (11ª Parte)

  Do tenentismo a Coluna Prestes, as movimentações dos jovens militares brasileiros durante a República Oligárquica do Brasil, durante os anos 1920.

O tenentismo

• Iniciado na década de 1920, o tenentismo foi um movimento de caráter militar-político. Era integrado por oficiais jovens e de baixa patente, que reclamavam a dominação das oligarquias sob os setores médios urbanos. O movimento também conclamava a péssima condição de vida dos jovens militares e os salários baixos pagos a eles. Entre outras reclamações dos tenentes estavam o voto secreto e o fim da corrupção oligárquica.

• O tenentismo inicialmente foi visto como um movimento defensor de ideais democráticos e liberais, entretanto, como se predomina na corporação militar, o tenentismo passou a assumir um caráter sistematizado no centralismo do poder nacional.

• 1921

- No ano eleitoral que definiria o presidente de 1922, oligarquias de alguns estados divergentes a política café com leite, que indicou o mineiro Arthur Bernardes, apoiavam o fluminense Nilo Peçanha.

- Os próprios militares se dividiram no apoio aos candidatos.

• Como já era quase certo, a política do café com leite vingaria, e Arthur Bernardes ganhou as eleições de 1922. Tal vitória levou os militares oposicionistas a conspirarem sob um possível jeito de impedir que Arthur assumisse o poder.

• Nos anos de 1922 e 1924, várias rebeliões ocorreram no país sob atuação dos militares revoltosos contra as tradicionais oligarquias. Os tenentes também reformularam suas propostas que haviam se tornado centralizadoras para políticas próximas dos setores médios urbanos.

• Após o fracasso de rebeliões tenentistas em São Paulo e Rio Grande do Sul, os participantes dos dois movimentos se juntaram no que instituíram de Coluna Prestes.

• A Coluna Prestes (1925-1927) era formada por um conjunto de guerrilheiros militares e civis, liderados por Luís Carlos Prestes, que lutavam percorrendo o país, escapando das forças militares do governo federal. A Coluna Prestes teve um grande impacto positivo na população brasileira, mas não chegou a conquistar a confiança dessas camadas populares que não viam os militares revoltosos como bons representantes das classes descontentes.

• Em 1928, Prestes rompeu totalmente com partidos políticos elitistas, e se aproximou do PCB Partido Comunista Brasileiro.

• O tenentismo teve como alguns de seus nomes principais, Luís Carlos Prestes, Juarez Távora, Eduardo Gomes, Siqueira Campos, Cordeiro de Farias e Juracy Magalhães.

Leia também a 12ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário