Páginas

4 de novembro de 2011

A Revolução Russa de 1917 (3ª Parte)

 A insatisfação do povo russo para com o governo czarista autoritário levou populares e alguns soldados a protestar em 1917 e derrubar o regime do czar Nicolau II.

A queda do czarismo

• As dificuldades do exército czarista ao decorrer da Primeira Guerra Mundial enfraqueceram a supremacia de poder do czar Nicolau II, e resultariam posteriormente na Revolução russa de 1917. Entre outros fatores, estava a inflação descontrolada que tomou conta da Rússia no período da primeira guerra, o desemprego e a falta de alimentos. Com o exército czarista enfraquecido e crescentes movimentações protestantes, além da mudança de lado de alguns soldados para o lado dos insatisfeitos com o regime czarista, aconteceu em fevereiro de 1917 (março pelo calendário ocidental), a Revolução de Fevereiro, ou Revolução de 1917, que derrubou o regime czarista.

• Durante a revolução de 1917, milhares de manifestantes bradavam a frase “pão e paz”. Em 26 de fevereiro, uma multidão de descontentes marcharam até a Duma cantando hinos revolucionários e gritando frases como “Abaixo a autocracia!” e “Abaixo a guerra!”.

• A repressão czarista embora tenha acontecido, não deu conta de impedir os manifestantes de ocuparem o Palácio de Inverno. Com isso, a revolução que acontecera inicialmente em São Petersburgo havia se propagado por toda a Rússia. Autoridades do antigo Império Russo foram exoneradas dos seus cargos e substituídas por sovietes, que no momento, eram em sua maioria mencheviques.

• Em 2 de março de 1917, sob acordo entre a Duma e o soviete de Petrogrado, mudou-se o nome da cidade de São Petersburgo para Petrogrado, que seria governada pelo governo provisório, conhecido como kadete, e de orientação política liberal que representava os interesses dos burgueses liberais. Como chefe do governo, subiu ao cargo Georg Lvov, político tradicional e grande proprietário de terras.

• Em 7 de março de 1917, um documento assinado pelo Governo Provisório, decretava determinantemente a prisão do czar Nicolau II.

Palácio Tauride, sede da Duma; depois do Governo Provisório dos mencheviques, e após, sede do Soviete de Petrogrado, os bolcheviques.

Leia também a 4ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Um comentário: