Páginas

28 de outubro de 2011

A Semana de Arte Moderna: o Brasil antes e depois da movimentação artística (3ª Parte)

 Os principais fatos sociais e políticos que aconteceram no Brasil antes da Semana de Arte Moderna, na Primeira República.

Contexto social geral do Brasil antes da Semana de Arte Moderna (1922)

Fatos do Brasil na Primeira República ou também República Velha

A Revolta da Armada (1893)

• Motivada pelo descaso com que se sentia tratada a Marinha brasileira na chamada República da Espada. Embora havesse participado do golpe militar que instituiu a República no Brasil, a Marinha não tinha uma boa participação nos cargos políticos, e por isso, conclamava o direito de ocupar melhores e maiores cargos na estrutura política do país, aquela época, totalmente dominada por militares do exército.

Canudos (1896-1897)

• Estabelecidos em Belo Monte ou como era conhecido por arraial de Canudos, os seguidores do beato Antônio Conselheiro representavam uma oposição aos grupos dominantes, em seus setores, do poder no Brasil. Eram eles: a Igreja, o Estado e os grandes proprietários de terra. Após uma série de expedições militares com a finalidade de destruir o pobre, mas forte arraial, as forças oficiais tiveram êxito contra os sertanejos de Canudos vencendo-os no final de 1897.

A Revolta da Vacina (1904)

• Em consequência de uma política de urbanização do centro do Rio, que desprezava as classes pobres expulsando-as de seus tradicionais casebres, e motivados principalmente pela falta de informação diante da obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, a que estavam condicionados autoritariamente todos os brasileiros maiores de seis anos, teve-se no Rio a Revolta da Vacina. Após confrontos entre populares e militares nas ruas do Rio, a situação da ordem social voltou ao normal.

A Revolta da Chibata (1910)

• Em decorrência das péssimas condições a que estavam condicionados, e sob castigos corporais em caso de desobediência, teve-se início no Rio, a Revolta da Chibata. O estopim da revolta dos marinheiros contra as forças federais deu-se após um castigo de 250 chibatadas nas costas aplicado ao marinheiro Marcelino Rodrigues, em Minas Gerais. Os marinheiros revoltosos eram liderados por João Cândido Felisberto que ficou conhecido sob o nome de Almirante Negro. A Revolta da Chibata foi controlada pelo governo legítimo, mas conseguiu o fim dos castigos físicos que eram aplicados aos funcionários da Marinha.

Greves operárias urbanas

• Resultado das situações desumanas e dos salários baixos a que estavam condicionados os trabalhadores brasileiros na Primeira República. Aconteceram principalmente nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1917, teve início em São Paulo a principal greve operária do Brasil na Primeira República, que logo mais se estenderia por todo país.

Leia também a 4ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário