Páginas

12 de outubro de 2011

Descolonização Afro-asiática (1ª Parte)

 Desequilibradas economicamente após o fim da Segunda Guerra Mundial, as nações da europa assistiram a independência de diversos países da África e do sul-asiático; nascia o Terceiro Mundo.

Fatores circunstanciais dos processos de independência das nações afro-asiáticas

• A totalidade de países da África e alguns países da Ásia foram colonizados em décadas passadas, por países europeus.

• Após o término da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), tais nações européias colonizadoras estavam em uma situação econômica que não lhe viabilizava a empreitada em novas guerras civis, na tentativa de cercear a independência desses países.

• EUA e URSS viam com interesse a descolonização dos países afro-asiáticos pelos europeus, pois tinham a intenção de expandir suas áreas de influência.

O Terceiro Mundo

• Entre os anos de 1940 a 1950 vários países descolonizados conquistaram a independência, sendo vistos pelas lideranças mundiais como o Terceiro Mundo, já que possuíam uma economia fragilizada e desorganizada.

• Os países do Terceiro Mundo, também compostos por países da América Latina, passaram a ocupar uma importante posição na geopolítica internacional.

Conferência de Bandung

• Reunidos em 1955, na Indonésia, o novo grupo de países que se descolonizaram e conquistaram a independência, discutiram medidas para garantir a independência dos mesmos, e estabeleceram políticas de cooperação entre eles.

• Os recém formados países não se alinharam as políticas dos Estados Unidos e da União Soviética.

Sukarno, presidente da Indonésia durante o período do processo de Descolonização Afro-Asiática, na Guerra Fria.

Leia também a 2ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário