Páginas

5 de novembro de 2011

A Revolução Russa de 1917 (6ª Parte)

A URSS nas mãos de Stalin: o socialismo havia cedido lugar ao autoritarismo.

A nova Rússia: União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

• Em 1922, subiu ao cargo de secretário-geral, Stalin. A partir desse momento, o estado russo passou a ser definitivamente centralizado no poder exercido pelo Partido Comunista, substituindo assim o poder da classe operária.

• Ainda em 1922, Lênin criou a URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Em 1924, Lênin morreu e o poder da URSS passou a ser disputado por Trotsky e Stalin, que, divergiam sobre como deveria ser o futuro da URSS. Trotsky considerava a URSS um Estado conquistado pela classe operária, porém distante do socialismo real, vítima das dificuldades econômicas da URSS para com alguns países da Europa, de sistemas estritamente capitalistas. Stalin via a URSS como uma aspirante potência socialista, e que poderia se sustentar independentemente dos sistemas econômicos dos outros países.

• Também em 1924, no XIII Congresso do Partido Comunista, Stalin e mais dois aliados bolcheviques venceu Trotsky, que mais tarde resultaria na vitória definitiva de Stalin e sua tese de como deveria ser desenvolvida a URSS. Após a vitória consolidada no XIV Congresso do Partido Comunista, em 1925, Stalin saía com líder supremo do povo da União Soviética.

• Trotsky passou a ser a oposição direta do governo de Stalin, a qual Trotsky havia denunciado ter si tornado absolutista. Trotsky denunciou a transformação da Internacional Comunista numa organização descontrolada em suas tomadas comunistas na Europa e na China. Após isso, Trotsky teve que deixar a URSS sendo expulso do partido e exilado em 1927. Trotsky afirmava, entre outras coisas, que Stalin tinha feito da URSS uma ditadura sobre o proletariado.

• Em 1936, Stalin assassinou membros do seu próprio e ex partido de bolcheviques. Entre eles, Zinoviev e Kamanev. Já Trotsky foi assassinado em 1940, no México.

• A URSS havia se tornado uma nação comandada sob o autoritarismo de Stalin, completamente distinto daquilo que se havia proclamado em 1917. Inclusive, sem a participação de vários líderes que haviam participado da Revolução de 1917, devido, evidentemente, ao controle de poder exercido por Stalin, que prendia ou assassinava seus ex-parceiros e posteriormente, adversários.

• Stalin governara a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas sob um sistema de ditadura que isolou a URSS do contato com outros países. Isso fez com que o governo stalinista tivesse de arcar com seus próprios recursos para garantir o desenvolvimento da indústria de base, o setor da educação e industrial. Por último, formou-se também cooperativas agrícolas como os Kolkhozes e Sovkhozes, ampliando a produção da agricultura.

Um comentário: