Páginas

14 de outubro de 2011

Descolonização Afro-asiática (3ª Parte)

 África, o récem continente independente, ainda vive sob as mesmas tristes e desumanitárias condições da época em que eram colônias das potências européias, raro poucas exceções.

Descolonização da África

Contexto da África antes da colonização pelos países europeus

• Desorganização política e social total, aliás, falta de organização política, ou seja, o território africano não era organizado em estados que viriam a ser colonizados mais tarde. O continente africano era dividido pelas diversas tribos, que determinavam nos conflitos étnico-raciais a formação das regiões.

A divisão dos territórios africanos pelos colonizadores

• A redivisão das regiões da África foi feita pelos países europeus durante o período colonial sem a mínima preocupação com as rixas étnico-raciais, que já existiam na cultura dos povos africanos.

• Uma grave consequência da divisão européia na África colônia, foi a formação de Ruanda, onde foram organizados por fronteiras artificiais, os Tutsis e os Hutus, inimigos antigos. Em 1994, os tutsis e os hutus confrontaram-se numa guerra interna que custou a vida de quase 1 milhão de pessoas, a maioria tutsis.

Contexto africano após a Segunda Guerra Mundial

• Centenas de etnias encontravam-se sob domínio colonial da França, Grã-Bretanha, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica e Alemanha, que conquistaram as regiões décadas anteriores.

• Os movimentos de independência que surgiram nas regiões da África e consolidaram a formação dos países africanos, no período da Guerra Fria, foram feitas sob a tensão dos vários conflitos internos étnico-raciais.

África negra francesa

1956

• Intervenção francesa no processo de emancipação de seus territórios africanos.

• A França propôs as suas regiões colonizadas, através de referendo, o direito ao voto de permanência sob tutela da Comunidade Francesa. Das regiões colonizadas pela França, apenas a Guiné se manifestou contra a permanência na Comunidade Francesa. O líder da Guiné na época, afirmava que ingressar na Comunidade Francesa era dar continuidade a colonização.

1960

• Independência de diversos países da África negra francesa:

- República dos Camarões

- Madagascar

- Costa do Marfim

- Senegal

- Malí

- Gabão, entre outros.

A maioria dos países que conquistaram a independência permanece ligada a Comunidade Francesa.

Mapa do Continente Africano. 

A África nos dias de hoje

• A situação da África pouco se alterou, mesmo após os processos de descolonização terem se efetivado. Na África negra, ainda há diversas guerras civis, derivadas das diferenças político-administrativas de cada povo. Apenas a África do Sul, a Nigéria e o Quênia recebem atenção das potências internacionais. Em outros países, ainda há inconstantes disputas étnico-tribais, resultando na morte de milhões de pessoas de cada etnia. O continente africano de modo geral encontra-se assolado na total e plena miséria, fome, e epidemias, inclusive, epidemias fatais como a Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário