Páginas

13 de novembro de 2011

Regimes totalitários na Europa (3ª Parte)

 As influências do fascismo e do nazismo no mundo; em Portugal, o salazarismo.

Influências do fascismo e do nazismo pelo mundo

• Após a implantação do fascismo por Benito Mussolini na Itália e o nazismo por Adolf Hitler na Alemanha, tais modelos políticos expandiram-se pela Europa e o mundo, chegando a influenciar a conquista de poder em outros países por autoridades arbitrárias que, não chegaram a ser considerados propriamente fascistas ou nazistas, mas muito se aproximam disso.

Influências fascistas na Península Ibérica

• Entre o final da década de 1920 até o final da década de 1930, o fascismo influenciou regimes autoritários em Portugal e na Espanha. Em Portugal, o governo de Antônio de Oliveira Salazar teve grande influência fascista, já na Espanha, houve o franquismo, alusão ao nome do general Francisco Franco.

Rumo ao poder autoritário em Portugal

• Embora a República tenha sido proclamada em 1910 em Portugal, o governo não conseguiu solucionar graves problemas sociais como o desemprego e a difícil situação dos trabalhadores urbanos e rurais. Em razão disso houve em 1926 um golpe militar sobre a República parlamentarista em vigor.

• Entre 1926 e 1928, um clima de agitação social concentrou as atenções da massa popular, e mesmo não se transformando em movimentos de grande expressão social, a elite, temerosa, apoiou as propostas autoritárias e nacionalistas do governo do general Antônio Carmona. Carmona tornou-se primeiro-ministro de Portugal após o golpe de 1926, e indicou Antônio de Oliveira Salazar para ministro da Fazenda.

• Em 1928, Carmona foi eleito presidente e permaneceu no cargo, com pequenos intervalos, até 1951, quando veio a falecer. Já Salazar permaneceu no cargo até 1968.

O salazarismo

• Altamente influenciado pelo fascismo de Benito Mussolini, Antônio de Oliveira Salazar adotou medidas favoráveis aos representantes da elite. Em 1933, Salazar outorgou aos portugueses uma constituição semelhante a fascista. Essa fase foi conhecida como Estado Novo. Somente no final dos anos 1974, Marcelo Caetano, sucessor de Salazar, foi derrubado por um movimento militar, pondo fim a ditadura portuguesa.

Antônio de Oliveira Salazar.

Leia também a 4ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário