Páginas

12 de março de 2014

Cruzamentos

EDIÇÃO 002

Existem dois tipos de cruzamentos e eles são os cruzamentos VIÁVEIS e os cruzamentos INVIÁVEIS.

Os cruzamentos

VIÁVEIS: Gera descendentes férteis e ocorrem entre indivíduos de mesma espécie.

INVIÁVEIS: Não gera descendentes ou gera descendentes inférteis e ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.

Sabendo o que são cruzamentos viáveis e cruzamentos inviáveis, observe a imagem abaixo:

 
Considere que na espécie 1 há os indivíduos A, B, C e D; e que na espécie 2 há os indivíduos E, F e G.
 
Para sabermos quanto são os cruzamentos viáveis que nós podemos ter no exemplo acima, usaremos os seguintes passos:
 
1º PASSO: Contamos o número de indivíduos em cada espécie.
 
Na espécie 1, há quatro indivíduos. Esses indivíduos obviamente são da mesma espécie e logo podemos fazer cruzamentos viáveis entre eles.
 
Para calcularmos o número de cruzamentos viáveis dentro da espécie 1, subtraímos o total de indivíduos dessa espécie (no caso, quatro) por 1. Assim: 4 - 1 = 3. Após isso, subtraímos este número encontrado na subtração por 1, que no caso foi o 3, e somamos ele aos números menores que ele até o numeral zero. Assim: 3 + 2 + 1 = 6. Portanto, temos 6 cruzamentos VIÁVEIS dentro da espécie 1.
 
E na espécie 2? Repetimos as mesmas orientações acima. Primeiro, temos que saber o número de indivíduos da espécie 2, o que, no caso, são 3. Depois, subtraímos o total de indivíduos dessa espécie por 1. Assim: 3 - 1 = 2. E, por último, pegamos este número encontrado na subtração por 1 e somamos ele aos números menores que ele até o numeral zero. Assim: 2 + 1 = 3. Portanto, temos 3 cruzamentos VIÁVEIS dentro da espécie 2.
 
O número total de cruzamentos VIÁVEIS que nós temos se levarmos em consideração as duas espécies, é de 9 cruzamentos viáveis ao todo, sendo seis na espécie 1 e três na espécie 2.
 
Para sabermos quanto são os cruzamentos inviáveis que nós podemos ter no exemplo da imagem acima, usaremos os seguintes passos:
 
1º PASSO: Contamos o número de indivíduos em cada espécie.
 
Seguindo o primeiro passo, sabemos que na espécie 1 há quatro indivíduos e na espécie 2 há três indivíduos. Apenas multiplicamos esses números e pronto, este é o número de cruzamentos INVIÁVEIS no exemplo dado. Ou seja, 4 x 3 = 12. Há 12 possíveis cruzamentos inviáveis no exemplo dado.
 
Portanto, resumindo:
 
Existem outras maneiras de chegarmos no número total de cruzamentos VIÁVEIS e cruzamentos INVIÁVEIS de acordo com o exemplo, mas acreditamos que o modo apresentado é o mais fácil.
 
(!) Se você ainda não entendeu, tente entender novamente relendo com atenção. Agora, se você já entendeu, encontre o número TOTAL de cruzamentos VIÁVEIS e INVIÁVEIS de acordo com o exemplo abaixo. Sugerimos que você calcule em um papel.
 
 
Agora que você já fez o exercício acima, veja a resposta abaixo e confira se a sua resposta está correta.
 
 
Bom, até o momento nós simulamos com apenas duas espécies, mas se o número de espécies for maior, teremos que usar uma outra maneira, e pra ser sincero, meio chata.
 
Observe a imagem:
 
O raciocínio para descobrirmos o número de cruzamentos viáveis continua o mesmo. Já o para descobrir o número de cruzamentos inviáveis é que é um pouco diferente.
 
Para descobrirmos o número de cruzamentos viáveis:
 
 
Ou seja, para sabermos o número total de cruzamentos viáveis: 6 + 10 + 1 + 3 = 20
 
Agora é que o negócio é um pouco diferente e um pouco mais complicado. Pois iremos descobrir o número de cruzamentos inviáveis. Volte a observar o exemplo da imagem:
 
 
Primeiramente, nós contamos o número de indivíduos de cada espécie. Portanto:
 
ESPÉCIE 1: quatro indivíduos
ESPÉCIE 2: cinco indivíduos
ESPÉCIE 3: dois indivíduos
ESPÉCIE 4: três indivíduos
 
Agora, vamos esquematiza-los da seguinte forma: o número de indivíduos da espécie 1 por cima do número de indivíduos da espécie 2; o número de indivíduos da espécie 2 por cima do número de indivíduos da espécie 3; o número de indivíduos da espécie 3 por cima do número de indivíduos da espécie 4. Assim como na imagem:
 
Agora, vamos multiplicar o número de indivíduos de acordo com aqueles que estão debaixo dele. Ou seja, o 4 nós multiplicamos pelo 5, pelo 2 e pelo 3. O número 5 nós multiplicamos pelo 2 e pelo 3. E o 2 nós multiplicamos pelo 3. Assim como na imagem:
 
Aí é só colocarmos os resultados das multiplicações ao lado e depois soma-las. Veja na imagem:
 
Pronto, finalmente, encontramos! 71 é o número de cruzamentos inviáveis no exemplo com 4 espécies.
 
Portanto, resumindo:
 
Neste exemplo em que temos 4 espécies, 20 é o número total de cruzamentos VIÁVEIS e 71 é o número total de cruzamentos INVIÁVEIS.
 
Já terminando este resumo e agora que você sabe bem o que são cruzamentos VIÁVEIS e INVIÁVEIS, vamos para uma parte mais legal e fácil.
 
Observe a imagem:
 
Se sabemos que cruzamentos viáveis são aqueles que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie e gera descendentes férteis e cruzamentos inviáveis ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes e gera descendentes inférteis ou o mesmo que estéreis ou, ainda, nem gera descendentes, então teremos:

Acabou! Lembre-se, faça as releituras da postagem. Mas se você já entendeu bem, apenas pratique os exemplos e/ou exercícios sugeridos e, obviamente, sem ver a resposta deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário