Páginas

5 de dezembro de 2011

Impérios Coloniais portugueses e espanhóis (7ª Parte)

 Os povos indígenas da América hispânica; astecas, maias e incas, e os povos indígenas da América portuguesa; tupi, jê, aruaque e caraíba.

Civilizações da América hispânica

• Para a História, existem três hipóteses acerca da primeira ocupação humana da América; trata-se de uma primeira ocupação realizada há cerca de 10 mil anos atrás, em que teriam ocorrido vários deslocamentos resultando no surgimento de diversos grupos tribais e dos Incas, Maias e Astecas, esses últimos a qual chama-se Mexicas.

Os mexicas, astecas

• A religião era determinante nas relações entre Estado e sociedade. Por meio da guerra sagrada, obtinham-se escravos para o sacrifício humano, elemento preponderante entre a comunidade e o Estado.

• Quando os espanhóis invadiram a América, o Império Mexica reinava absoluto sobre as rotas da América Central, era estruturado sobre um exército de elite, e encontrava-se estabelecido na capital de México-Tenochtitlán, dominando 20 milhões de súditos.

• Em 1519, o vale do México, à época a maior concentração urbana do mundo, foi dominada pelo conquistador espanhol Cortés, utilizando-se de 600 soldados, 16 cavalos, 10 canhões e 13 arcabuzes. Vinte anos após o início do domínio espanhol, a cidade de México-Tenochtitlán tornou-se um conjunto de ruínas e obras espanholas, os palácios mexicas foram transformados em residência dos conquistadores. Com o passar do tempo, houve mudanças circunstanciais na cultura dessas civilizações; resultado da difusão dos objetivos dos europeus sobre eles, ou seja, impor-lhes seu modo de vida e pensar.

Escultura mexica de um homem segurando uma árvore de cacau.

Os incas

• Os incas foram uma dinastia de soberanos do povo quíchua do antigo Peru. Entretanto, o poder dos incas estendia-se também a outros povos que estavam subordinados à dominação da dinastia. Provavelmente a partir do século XII, os incas ergueram um grande império, abrangendo além do Peru, a Bolívia, parte do Chile e parte da Colômbia.

• A estruturação da sociedade inca estava organizada num primeiro grupo que compunha o soberano inca e seus descendentes, as concubinas do rei –também de sangue real- e outras esposas. Depois, havia os altos sacerdotes, os militares e os políticos, numa nobreza inferior apareciam os caciques regionais (kuracas) e funcionários qualificados; abaixo desses, aparecia a massa populacional, composta por agricultores e artesãos, e, por último, estavam os escravos, obtidos através de guerras e conquistas.

• A população habitava pequenas comunidades agropastoris, localizadas em aldeias, e designadas por ayllu, um conjunto de famílias. O ayllu era o grande grupo familiar, formando uma unidade econômica, militar e religiosa e posta à chefia de um kuraca e possuindo território próprio. O monarca tinha função relevante na sociedade Inca, ele determinava, por exemplo, a idade de casamento.

• Os modos de organização de tempo, dos incas, eram extremamente diferentes dos europeus, além disso, eles detinham uma cultura escrita de difícil compreensão e seus vestígios desintegraram-se rapidamente dos locais onde habitavam. Atualmente, historiadores afirmam ser quase impossível a reconstituição histórica dos Incas.

Machu Picchu.

Os maias

• Quando os espanhóis iniciaram a conquista das regiões à quais tinham descoberto na América, a civilização maia já encontrava-se em decadência. Embora as razões ainda sejam dadas como misteriosas, a decadência maia provavelmente teve início no século IX, quando houve o abandono dos centros cerimoniais maias. As construções dos centros cerimoniais localizavam-se em regiões tropicais, onde desenvolvera-se a cultura do milho. Nos centros viviam o grupo dirigente e os artesãos, sendo que, camponeses habitavam aldeias próximas.

• Diferente dos astecas, os maias não fincaram um império. Eles organizavam-se em pequenos núcleos independentes, inexistindo um poder centralizado. Até hoje, historiadores encontram dificuldades em decifrar a escrita maia, o que restringe um conhecimento aprofundado sobre esta civilização.

Ruínas de construções maias no México.

Civilizações da América portuguesa

• Quatro grandes grupos humanos representam os povos indígenas da América portuguesa, ou seja, o território sobre o qual hoje está o Brasil. Esses são tupi, jê, aruaque e caraíba, subdivididos em diversas famílias. Não se sabem muitas informações a respeito desses povos, na verdade, boa parte do que se sabe é incerto, pois, tais povos não desenvolveram a escrita, o que dificulta o estudo de sua história. Além disso, soma-se o fato que, fora as pesquisas em busca de restos de fogueiras, pedaços de cerâmicas, pinturas rupestres, esqueletos humanos, vestígios de aldeias e habitações, têm-se apenas relatos e crônicas escritos pelos portugueses colonizadores acerca do modo de vida dos nativos, o que não pode ser considerado confiável.

• A situação dos nativos antes da chegada dos colonizadores portugueses também é razão de polêmicas entre os estudiosos. Pois, duvida-se que haja relevantes diferenças entre os modos de vida dos povos indígenas da América portuguesa antes e depois da chegada dos colonizadores. Estudiosos estipulam, ainda, que mais de 50 milhões de nativos habitavam toda a América, e desses, 5 milhões apenas na Amazônia; mais tarde, sendo dizimados no que é considerado o maior genocídio já praticado ao longo da história. A forma de dominação desses povos ocorreu de uma imposição cultural até uma verdadeira violência dos colonizadores, que se manifestava através de extermínios e escravizações.

3 comentários:

  1. Wonderful blοg! Ӏ found it while ѕeаrсhing on
    Yahoo Nеws. Do уοu have anу tips on how
    to get listed in Yаhоo News? I've been trying for a while but I never seem to get there! Thank you

    Also visit my homepage :: www.Ncsmed.org.fj
    Also see my website: http://faceimage.net78.net/index.php?do=/blog/2982/why-do-you-achieve-weight-when-you-stop-smoking

    ResponderExcluir
  2. Please let me know if you're looking for a article writer for your blog. You have some really good articles and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'ԁ
    absolutеly love to write some content for your blog in exсhаngе for а link bacκ to
    mine. Please blаst me an е-maіl if іnterеsted.

    Kudos!

    Hеre iѕ my wеblog Click through The next webpage

    ResponderExcluir