Páginas

4 de novembro de 2011

A Revolução Russa de 1917 (1ª Parte)

 Da corrente do pensamento marxista ao contexto social e econômico na Rússia czarista, até a criação do POSDR e os conflitos diretos entre a população e o exército após a Guerra Russo-Japonesa.

Antecedentes da Revolução de 1917

• Em 1848, na Primavera dos Povos, o manifesto comunista de autoria de Marx e Engels anunciava um novo tipo de política ao entorno da Europa, obviamente o comunismo.

Contexto social do Império Russo dos czares (antes de 1917)

A população

• A sociedade russa era composta por cerca de 160 milhões de pessoas que estavam distribuídas desde a parte leste da Europa até o lado oposto, já no Oceano Pacífico. Desses, estima-se que metade da população era de nacionalidades estrangeiras.

A política

• Sobre os cidadãos russos, dominava autoritariamente o czar, que era apoiado pela Igreja Ortodoxa Russa e por proprietários de terra.

A economia

• O pilar da economia russa na época era a atividade agrícola, sendo a Igreja Ortodoxa e a nobreza russa, os donos da maior parte de terras, numa espécie de aristocracia rural que submetia o povo camponês às ordens dos mais ricos. Durante o século XIX, tal situação levou centenas de intelectuais e estudantes a divulgarem no campo ideais revolucionários socialistas, dando origem ao termo populismo, em russo: narodnichestvo.

O narodnichestvo, populismo

• Os narodnichestvos tinham como objetivo, a formação de grupos políticos realmente fiéis à causa e viam na luta armada um meio para libertação da sociedade. Os populistas eram severamente reprimidos pela polícia czarista.

A industrialização

• Ainda no século XIX, teve início na Rússia czarista o processo de industrialização, que foi financiado por empréstimos estrangeiros de franceses, ingleses, belgas, alemães e próprios estatais. As novas empresas que haviam se formado, empregavam um grande número de trabalhadores sob duras condições trabalhistas. Entre elas estão:

- Jornada de trabalho entre 12 e 16 horas diária
- Baixos salários
- Falta de leis trabalhistas
- Inexistência de regras de segurança com vista a proteger o trabalhador
- E proibição de formação de sindicatos.

• A situação desumana a que estavam submetidos os operários russos resultou em greves que opunham diretamente a classe trabalhadora ao czarismo. Isso criou o terreno perfeito para o surgimento de um partido político marxista, o POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo.).

O POSDR

• Em 1898, final do século XIX, surgiu na Rússia czarista o POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo), de lado político esquerdo e socialista. Assim como outros grupos políticos que estavam se formando, o POSDR era influenciado pelos ideais marxistas.

A divisão do POSDR

• O POSDR logo se dividiu em dois grupamentos políticos, o primeiro e maior, bolchevista ou bolchevique, e o segundo e menor, menchevista ou menchevique. Tal separação se deu em 1903, em Bruxelas e Londres, onde os grupos integrantes do POSDR divergiram sob como deveria ser a mudança política na Rússia czarista:

- Os bolcheviques, que eram liderados por Vladimir IIIitch Ulianov Lênin, ou simplesmente Lênin, acreditavam que a mudança política da Rússia devia se dar por uma revolução proletária organizada por um grupo clandestino, de revolucionários experientes, e centralizada e submetida a uma rigorosa disciplina.

- Os mencheviques, liderados por Yuly Martov e Georgy Plekanov, acreditavam que a transformação política russa deveria se dar por um processo democrático-burguês, ou seja, o poder deveria ficar sob a régia da burguesia, e esta deveria instalar uma república que garantisse aos russos reformas econômicas e sociais viabilizadas por recursos capitalistas, para só depois instalar, de fato, uma revolução socialista.

A guerra russo-japonesa

• Durante os anos de 1904 a 1905, a Rússia czarista e o Japão guerreavam pela expansão dos dois territórios para o Extremo Oriente. Ao fim da guerra, a Rússia havia perdido e o povo sofria as duras consequências da incompetência de planejamento do czar. A situação em que se encontravam fez com que um clima de descontentamento social se alastrasse pela Rússia, e resultou em conflitos internos entre o povo e os soldados czaristas.

Leia também a 2ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário