Páginas

1 de novembro de 2011

A Primeira Guerra Mundial (1ª Parte)

 Muito antes do atentado ao arquiduque Francisco Ferdinando, as alianças que estavam se formando e os distintos interesses dos países, resultariam no primeiro conflito mundial.

A Europa do final do séc. XIX e início do séc. XX: o barril de pólvora

• Embora entre 1871 e 1914, não tenha ocorrido nenhum conflito que envolvesse diretamente as nações européias, os governos haviam iniciado uma corrida armamentista. Entre essas nações, França e Grã-Bretanha utilizaram suas armas na conquista de vastos impérios coloniais na África e na Ásia. Já a Alemanha e Itália, de unificação tardia, detinham poucas colônias e estavam decididas a conquistar mais regiões coloniais.

As alianças

• Compostas por países que tinham direta ou indiretamente interesses em comum, formaram-se no mundo, duas alianças que seriam responsáveis pelos lados em que cada nação ficaria durante a Primeira Guerra:

• A Tríplice Aliança, de 1882, era composta pela Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália.

- A Alemanha e o Império Austro-Húngaro estavam unidos pelos laços germânicos dos povos destes países, e a necessidade da união deles para o equilíbrio do Império Alemão.

- Já a Itália, relacionava-se indiretamente com a Alemanha pela semelhança da situação imperialista em que as duas nações se encontravam, ou seja, atrasadas na conquista de colônias, fruto da tardia unificação nacional.

• A Tríplice Entente, dos aliados, compunha Grã-Bretanha, França e Rússia.

- A França e a Rússia haviam se unido em 1893 por questões que as colocavam contrárias à Alemanha. Em 1870, a França havia perdido para a Alemanha as províncias da Alsácia e da Lorena na Guerra Franco-Prussiana; já a Rússia tinha interesse na região dos Balcãs, região dominada pela Áustria-Hungria, esta última estava sob a influência do Império Alemão.

- Com a Grã-Bretanha não seria diferente, o antagonismo entre a potência naval inglesa consolidada, e a nova potência naval que estava se formando -a germânica- resultaria em dois acordos anglos contra a Alemanha: primeiro, a Entente-Cordiale (Entendimento Cordial) de 1904, entre França e Inglaterra, e depois, a aproximação anglo-russa de 1907.

Alemanha, de concorrente a ameaça

• Como dito anteriormente, a Alemanha estava ascendendo-se como uma forte potência naval, e isto, teria sido a principal causa que fez os ingleses se unirem aos franceses e russos, já que, o forte dos britânicos, tanto em estratégias de guerra, como conquistas marítimas, era a superioridade da tecnologia naval. Dessa forma, a história havia realmente mudado, a Alemanha deixava de ser uma concorrente comercial dos britânicos para se tornar uma ameaça, portanto, consequentemente e inevitavelmente, a Grã-Bretanha não tinha outra opção a não ser unir-se à França e à Rússia. É importante lembrar que, a França e a Grã-Bretanha haviam sido desde o século XVII, grandes inimigas em quase todas as guerras em que haviam se envolvido.

Leia também a 2ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário