Páginas

4 de outubro de 2011

Substância, Devir ou vir a ser, e Causa e causalidade

Substância, Devir ou vir a ser, e Causa e causalidade, são termos relacionados a Metafísica na Filosofia.

Substância

A palavra “substância” vem do latim “substantia”, o que está ou permanece sob, por debaixo, isto é, “suporte, sustentáculo”.

Devir ou vir a ser

Vir a ser ou devir são termos sinônimos que referem ao processo de transformação dos seres e das coisas, ao conjunto de mudanças que se manifestam à medida que o tempo evolui. “Talvez nada permaneça no universo, tudo seja devir”, Heráclito de Éfeso.

Esta intuição resultou na reflexão sobre o mundo, baseada na relação entre opostos, isto é, que apresenta uma visão dialética da realidade.

Causa e causalidade

A problematização do questionar “o que” constitui as coisas, dá espaço ao “por que” o mundo e seus fenônemos existem?

Ao perguntarmos “por quê?”, estamos investigando as causas, ou, em metafísica, as causas primeiras, fundamentais.

Aristóteles definiu as causas em quatro tipos:

- material
- eficiente
- formal
- final

Causa é, modernamente, àquilo que dá origem ou induz a algo mais, ou que o determina. Esse determinado pode ser compreendido como uma consequência da causa, ou seja, o efeito. Logo tudo tem uma causa para haver.

Dessa forma entendemos que causa e efeito estão diretamente relacionados em uma relação de causalidade, em que temos a influência da primeira, a causa, sobre o segundo, o efeito.

• Princípio de causalidade

A busca pela causa traz implícita a noção de que todo ser, fenônemo ou acontecimento deve ter sido originado ou determinado por outro ser ou acontecimento que o precede no tempo. Temos assim o princípio da causa, ou princípio de causalidade, em que todo fenônemo tem antes, uma causa.

Nas ciências modernas o princípio de causa ganhou amplo destaque e importância tornando-se um dos pontos fundamentais na construção de um pensamento contemporâneo e moderno.

3 comentários:

  1. amei me ajudou em meu trabalho da escola obg

    ResponderExcluir
  2. vlw ae tirei um notaso no trabalho de filisofia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir