Páginas

27 de outubro de 2011

A Semana de Arte Moderna: o Brasil antes e depois da movimentação artística (1ª Parte)

 O papel das charges no Brasil República e o advento dos jornais, entre outras publicações impressas.


Charges


Na charge acima, de autoria de Belmonte [Benedito Bastos Barretos (1896-1947)], o pintor ironizava os seguidores brasileiros das vanguardas européias. A charge que foi parcialmente reproduzida na imagem acima, conta com a seguinte escrita logo abaixo:


“– Senhorita, não se mexa tanto. Senão o retrato não sai parecido!”

 
Na charge acima, publicada na capa da revista Careta de 27 de novembro de 1915, a pintura ironizava as campanhas nacionalistas de Olavo Bilac, retratado por cima de um fogoso cavalo branco sob um fundo azul estrelado, que defendia o serviço militar obrigatório, a defesa da língua portuguesa e os símbolos nacionais. A obra como um todo nos lembra das imagens artísticas de São Jorge.


A charge acima, publicada na Revista da Semana em 1904, ironizava a Revolta da Vacina. Como podemos perceber, na frente dos combatentes uniformizados, temos a figura de Oswaldo Cruz, médico sanitarista que determinou como obrigatória a vacinação contra a Varíola. Ao lado direito, temos o povo lutando contra Oswaldo Cruz e os militares, e usando de objetos domésticos que se tornaram armas. Por fim, aparece logo atrás do povo, representantes da elite oposicionista ao governo do presidente Rodrigues Alves.

A Charge no Brasil monárquico ao republicano

- Em 14 de fevereiro de 1837, é publicada a primeira charge na imprensa nacional. A charge fazia alusão a corrupção e propina.
- Consolidação das charges na imprensa nacional no início do século XX

Surgem os jornais

• 1891

Fundação dos jornais:

- O Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro.
- O Estado de S. Paulo, de São Paulo.

Outros impressos

Ainda no término do século XIX e início do século XX, surgiram no Brasil alguns impressos como revistas e semanários. Entre eles estão:

- Dom Quixote
- Revista da Semana
- O Malho
- Fon-Fon
- Revista Careta
- O Pirralho

Nas ilustrações de:

- Agostini
- K. Lixto
- J. Carlos
- Voltolino
- Di Cavalcanti
- Belmonte
Entre outros.

Capas de revistas do Brasil na Primeira República

Capa da revista O Malho. Na ilustração, a menina brasileira serve café, produto de orgulho nacional ao senhor norte-americano, caracteristicamente estilizado.

Capa da revista Fon-Fon. Na imagem, uma rua do Brasil urbanizada e de construções arrojadas. À direita, uma senhora da elite passeia com o seu cão.

Capa da Revista da Semana. Na imagem, o congresso representado por um homem robusto e que nos lembra personagens da justiça grega. Ajoelhado e implorando temerosamente para não ser vacinado, o Zé povo, desprovido de informação.

Capa ilustrada da Revista Careta.

Leia também a 2ª parte deste estudo (CLIQUE AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário